Compliance

Toda vez que for fazer algo, se pergunte se essa atitude pode prejudicar alguém ou a empresa em que está representando. Se a resposta for ‘sim’, não faça.

o que é compliance?

os valores são nossa direção, a integridade é nosso caminho

Compliance significa estar em conformidade com a legislação, com as regulamentações, com as normas e procedimentos externos e internos e com os princípios corporativos que garantem as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Uma atitude contrária a essas diretrizes, que chamamos de não-conformidade, traz o risco de implicações negativas à integridade da Pathae e pode levar a sanções legais ou regulamentares, trazer perdas financeiras e gerar danos à reputação da empresa, a seus principais líderes e representantes e a cada um de nós.

Compliance se refere a todos nós, colaboradores, fornecedores e parceiros. Falamos de uma situação sistêmica, onde cada parte afeta o todo. Por isso, o Código de Conduta e as Políticas da Pathae são diretrizes que devem ser conhecidas e praticadas. O Programa de Compliance foi criado para fortalecer nosso compromisso com a integridade, e trabalhamos para prevenir e corrigir, evitar riscos e, principalmente, para criar uma cultura que encoraje a conduta ética.

canal de denúncias

como fazer

A intenção é que a cultura de integridade e de ética esteja sempre presente. Devemos contribuir para fortalecer as condutas que são positivas.

Como o primeiro passo é prevenir e evitar riscos, se um acontecimento te deixa em dúvida quanto aos riscos que ele pode trazer, você pode consultar o Código de Conduta e as Políticas da Pathae. Eles têm esse papel de guia, indicando o que está dentro da conformidade orientando sobre o que é certo.

Se você vivenciou, presenciou ou teve conhecimento de um caso de não-conformidade, procure o Canal de Denúncias. Ele está aberto a todos os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. O relato pode ser anônimo ou não. A denúncia também pode ser feita em conversa com a Gerência Jurídica. A Pathae garante que a denúncia será tratada com confidencialidade e que não haverá nenhum tipo de retaliação a quem fizer essa comunicação agindo de boa fé.

A denúncia será analisada para esclarecer os fatos e minimizar riscos e também para identificar oportunidades de melhoria. Todas as denúncias recebidas serão apuradas e o Comitê de Compliance fará uma deliberação imparcial e íntegra, decidindo pelas medidas que devem ser tomadas.

Se for um caso que não se refere à compliance, procure sua liderança direta. O Canal de Denúncias não é um espaço para desabafos ou um instrumento de retaliação.

canal de denúncias

Consideramos de suma importância que as pessoas, usando a Boa Fé, relatem condutas que lhes pareçam indevidas, em relação ao cumprimento das leis, políticas, normas e procedimentos, internos ou externos, pois estar em conformidade com as regras estabelecidas é um pilar importante da Conduta Ética que espera de todos com quem se relaciona.

Antes de prosseguir, sugerimos que leia e reflita sobre as questões a seguir:

✓ Você gostaria de se identificar? Caso você forneça informações pessoais, entendemos que está consentindo que utilizemos esses dados nas apurações.

✓ Se não, como poderíamos contatá-lo caso tenhamos alguma dúvida ou necessitemos da sua ajuda?

✓ Como você tomou conhecimento do caso relatado? Você estava presente, foi relatado por outra pessoa ou é uma suspeita sua?

✓ Onde, como e quando o caso ocorreu?

✓ Quem cometeu o(s) desvio(s)?

✓ O(s) desvio(s) já ocorria antes ou continua ocorrendo?

✓ Sabe quem são as pessoas envolvidas?

✓ Existe(m) outra(s) empresa(s) envolvida(s) ou relacionada(s) com o caso?

✓ Alguém mais tem conhecimento do caso (liderança imediata, liderança, colegas etc.)?

✓ Você pode indicar alguém que tenha informações que possa ajudar a esclarecer eventuais dúvidas?

✓ Você estaria disposto a conversar sobre o caso, com o intuito de contribuir para que o mesmo seja esclarecido?

Lembramos que o relato aqui contido, bem como a identidade do relatante, será tratado com total sigilo e que a Pathae Assessoria Empresarial garante que não haverá qualquer tipo de retaliação durante ou após o processo de investigação do relato realizado, bem como a identidade do relatante, caso ele queira identificar-se.

Para prosseguir, preencha o formulário abaixo: